terça-feira, 26 de abril de 2016

Explorando a natureza

Educar significa, portanto propiciar situações de cuidado, aprendizagem, experiências significativas. O brincar vai além do se divertir, pois além de desenvolver capacidades físicas, capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões e expor suas emoções.



terça-feira, 19 de abril de 2016

Atividades dia do índio

Atividade realizada para o desenvolvimento pleno das crianças na sua atenção, observação, coordenação motora entre outros aspectos,trabalhando com objetos indígenas feito de sucata, valorizando e incentivando as datas comemorativas.








segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia do livro

Incentivar as crianças a ter o hábito da leitura desde cedo, despertando o imaginário infantil, favorecendo a comunicação e o prazer em ouvir e contar histórias em um ambiente prazeroso para ela.







quinta-feira, 14 de abril de 2016

BERÇÁRIO I B

O ato de brincar na educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento da criança, a ludicidade contém condições facilitadoras que proporciona um desenvolvimento sadio e harmonioso. Ao brincar, a criança aumenta a independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, cognitivo, perceptivo-motor, desenvolve habilidades motoras, diminui a agressividade, valoriza a cultura popular, exercita a imaginação e a criatividade, aprimora a inteligência emocional, aumenta a integração, promovendo  assim o desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a adaptação social.
                                                BRINCADEIRAS: LIVRE NO PARQUE.





terça-feira, 12 de abril de 2016

Atividade com tapete sensorial no berçário I B


O tapete sensorial trabalha a coordenação motora fina, percepção sensorial tática, visual, auditiva e óculos manuais. No Berçário é muito importante o trabalho com os sentidos dos bebês, o contato com texturas, cores, formas e materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção dos bebês acerca de suas habilidades sensoriais e sua relação com o mundo.



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Berçário II-B: Contato com a natureza

A importância de brincar ao ar livre
Quanto mais a criança se move nos primeiros anos de vida, maior é o estímulo cerebral a autonomia, crianças que brincam ao ar livre com maior frequência costumam ser mais independentes, o contato com a natureza  e com a sujeira, as bactérias e tudo o mais que preocupa pais e cuidador é na verdade, positivo e ajuda na criação de anticorpos e desenvolver atividades em grupo  ensinam os pequenos a criar laços entre si, lidar com discordâncias e comportamentos alheios. É brincando ao ar livre que as crianças vão reconhecer diferentes texturas (areia, barro, água, grama), experimentar e identificar horas do dia (manhã, tarde ou noite) por causa da luz, encontrar cheiros e sensações desconhecidas